Materiais Didáticos
ID Descripção do Material Didático Link
1 Recorte dos produtos educacionais em História no Ensino da Matemática e em Didática da Matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010, é uma dissertação na qual foi produzido um CD-ROM contendo as atividades selecionadas do levantamento de dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010, com vistas a contribuir para apoiar o trabalho dos professores com relação ao uso dessas atividades, na forma de um material complementar ao livro didático em suas aulas de Matemática. .
2 Project MATHEMATICS! Computer-Animated Mathematics Videotapes and DVDs Os vídeos desta série são da autoria de Tom Apostol, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia e autor internacionalmente conhecido de diversos livros didáticos. Apresenta tópicos fundamentais da matemática para o Ensino fundamental e Médio, utilizando animação por computador de uma maneira que não pode ser feito na lousa ou em um livro. Trazem a matemática à vida com animação de computador imaginative, ação viva, música, efeitos especiais, e um sentido de humor..
3 Dimensions ... une promenade mathématique. O DVD Dimensions contém nove capítulos de 13 minutos cada com total de mais de duas horas de matemática, para descobrir progressivamente a quarta dimensão. O DVD é publicado sob uma licença Creative Commons, porém, você também pode baixá-lo gratuitamente de acordo com condições específicas. Cada um dos 9 capítulos tem duração de 13 minutos e podem ser assistido separadamente. Os comentários estão em alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e russo. Legendas em alemão, árabe, bósnio, checo, chinês, eslovênio, espanhol, francês, grego, hebraico, holandês, inglês, italiano, japonês, persa, português, sérvio (latim e cyrílico), russo e turco..
4 Portal dia-a-dia educação (Portal educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná), há um arquivo que disponibiliza vídeos de Matemática para serem assistidos online ou para download, inclusive para pendrive. São mais de 200 vídeos disponibilizados, entretanto, sugerimos a seguir apenas alguns que consideramos mais importantes, alguns deles com descrições..
5 História da Matemática: Fermat. Este vídeo, último de uma série de dois, traz, de forma detalhada, a vida e a obra deste impressionante personagem da história da Matemática chamado Pierre de Fermat. Com ele pode-se mostrar a influência da "Aritmética" de Diofanto em sua obra por meio de conceitos como números amigos e números primos. Pode ainda levantar-se questões referentes à construção humana histórica da Matemática. Apesar de se encontrar em espanhol é perfeitamente possível sua utilização em sala, tanto em Matemática como em Língua Estrangeira Moderna. .
6 História da Matemática: A Matemática na Revolução Francesa (3 Episódios). Este vídeo, último de uma série de três, traz as mudanças ocorridas em todas as áreas do conhecimento, especialmente na área científica, por conta da Revolução Francesa e como esta foi determinante para um impulso definitivo à ciência moderna. Tratando de pensadores que vão desde D'Alembert até Lagrange, pode -se trabalhar conceitos de geometria e trigonometria plana, por meio da história da construção do sistema métrico decimal. Um trabalho conjunto com outras áreas como História, Filosofia, Sociologia, Química, Biologia e Física pode ser bastante produtivo. Com isso, pode ainda levantar questões referentes à construção humana histórica da Matemática. Apesar de se encontrar em espanhol é perfeitamente possível sua utilização em sala, tanto em Matemática como em Língua Estrangeira Moderna. .
7 Estes vídeos, trazem uma variedade de histórias nas quais o "Pi" teve importante influência. Com este vídeo pode-se trabalhar, sob uma abordagem histórica, conceitos como os de séries infinitas convergentes, o volume e a área de corpos redondos, a importância do "Pi" para o cotidiano (como no cálculo de dutos e tanques para armazenamento), para a ciência (como em viagens interplanetárias), para a natureza (como sua relação com o rio amazonas). Com isso, pode-se ainda levantar questões referentes à construção humana histórica da Matemática. Apesar de se encontrar em espanhol é perfeitamente possível sua utilização em sala, tanto em Matemática como em Língua Estrangeira Moderna.
8 A história da Matemática (The Story of Maths) 2008 Série apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, leva-nos numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a sítios como o Egito, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América. Os episódios desta série ambiciosa oferecem explicações claras e acessíveis de idéias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos. Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores vislumbres novos e extraordinários relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade. .
9 El Universo Matematico Site que disponibiliza os vídeos de um seriado que foi apresentado pela TV Espanhola (TVE) há alguns anos. O idioma do seriado é espanhol e não possui legendas, mas é muito tranquilo entender a narração. .
10 Pitágoras: muito mais que um teorema. Explora as contribuições dos babilônios e egípcios, tanto na área de sistemas de numeração utilizados, como também suas habilidades astronômicas e geométricas. O sistema sexagesimal dos babilônios herdaram tanto a divisão do círculo em 360 graus como a atual forma de medir o tempo em horas, minutos e segundos. Talvez mais importante, o tablete de Plimpton, revela o fato surpreendente que eles conheciam os ternos pitagórico mil anos antes de Pitágoras..
11 Historias do PI. Se a matemática tem um número que é emblemático é o Pi: 3.141592 ... A figura de Ramanujan, um jovem indiano sem uma formação universitária está intimamente ligada ao número Pi. Mas o verdadeiro pai do Pi é um matemático grego 2.300 anos atrás, Arquimedes. Ele descobriu a famosa fórmula da área do círculo: A = p·r2, e também o volume e área da esfera. Porém, o Pi não aparece somente na matemática quando se trata de círculos, esferas, a sua presença está também nas relações numéricas, no cálculo de probabilidades e até mesmo em estudos estatísticos..
12 Fermat, à margem da história mais famosoNo início do século XVII, um advogado, um amante da matemática está lançando uma série de desafios com base nos números simples, inteiros, a toda comunidade matemática. Trata-se de Pierre de Fermat. A inspiração para estes desafios são encontrados em um antigo livro de matemática escrito no terceiro século, a Aritmética de Diofante. Em um de seus bancos de Fermat para escrever uma frase que se tornará um dos mais atraentes da história da matemática. Veja neste vídeo como Wiles, um matemático inglês que em 1994 tornou-se história .... Finalmente alguém conseguiu provar o "último teorema de Fermat". .
13 Mathematics in movies (Matemática em filmes) No site http://www.math.harvard.edu/~knill/mathmovies/ (Mathematics in movies) – em inglês, há uma seleção de filmes onde a matemática tem sido utilizada. Na maioria dos casos, este material é fácil apresentar em classe ou apenas ler sobre eles. A lista é bem extensa, mas, vale apena conferir as indicações em que a matemática aparece. .
14 Recursos educacionais multimídia para a matemática do ensino médio (UNICAMP). Este é o site da coleção Matemática Multimídia, um conjunto com mais de 300 recursos educacionais de Matemática para o Ensino Médio. Nos recursos encontra, Experimentos: atividades práticas instigantes que podem ser feitas em uma ou duas aulas em que se constrói algum conceito ou formalização matemática, 180 Vídeos de dez minutos produzidos para serem parte das atividades presenciais na sala de aula ao longo dos três anos do ensino médio e Áudios divididos em duas partes de cinco minutos cada um, que podem ser ouvidos em grupo ou individualmente..